Ecoponto Esmeralda será inaugurado na sexta-feira (23)

Ecoponto Esmeralda será inaugurado na sexta-feira (23)

Publicado em

Equipamento será o 16º da Cidade e o terceiro a receber o descarte de pneus


Praia Grande tem investido constantemente no reaproveitamento de materiais, com ampliação dos serviços de recebimento e encaminhamento de lixo reciclável. E a mais nova ação será a entrega do 16º Ecoponto da Cidade, que será inaugurado na sexta-feira (23), às 9h30, no Bairro Esmeralda. A nova unidade está sendo instalada na Avenida Ana Pereira de França, na altura da Rua Carlito dos Santos. O equipamento passará a funcionar de segunda a sábado, das 8 às 17 horas.

Os ecopontos de Praia Grande são responsáveis, junto com o serviço de Coleta Seletiva, pelo trabalho de recolha e recebimento de materiais recicláveis do Município. Atualmente, a Cidade conta com unidades em funcionamento nos Bairros Aviação, Sítio do Campo, Nova Mirim, Mirim, Real, Maracanã, Caiçara, Boqueirão, Solemar, Ribeirópolis, Ocian, Canto do Forte, Anhanguera, Melvi e Vila Sônia.

Os locais contão com caçambas para o depósito de itens como plástico, vidro, madeira, podas de árvores e pequenas quantidades de entulho (até 2 m³ por descarte). Todas as unidades recebem também pilhas e óleo de cozinha.

O Ecoponto Esmeralda será o terceiro equipamento público para descarte correto de pneus na Cidade, em área coberta para o acondicionamento correto dos materiais. Atualmente, o recebimento e armazenamento temporários destes itens acontecem somente nos Ecopontos Aviação e Caiçara.

O responsável pela Secretaria de Serviços Urbanos de Praia Grande (Sesurb), Katsu Yonamine, destacou a importância dos Ecopontos. “As unidades são ferramentas essenciais para a conservação da limpeza da Cidade, além de incentivar a sustentabilidade e o reaproveitamento de materiais. Desde que iniciamos o trabalho, a quantidade de itens descartados nestes locais vem aumentando, o que mostra que a população tem aderido cada vez mais a essa ideia ambiental”.

Pneus – Além do descarte realizado pela população diretamente nos ecopontos, a Sesurb recolhe os pneus descartados irregularmente nas ruas através do projeto Rapa Treco, que também ficam armazenados nestas unidades. Todos os itens são acondicionados seguindo normas específicas de segurança e higiene. A cada 10 toneladas de pneus, aproximadamente, o setor entra em contato com entidade de responsabilidade pós-consumo, que transporta os pneus até as empresas de trituração ou de reaproveitamento.

Endereços – Desde 2012, a Prefeitura disponibiliza na Cidade unidades Ecopontos. Confira os endereços dos equipamentos em Praia Grande:
* Aviação (esquina das ruas Jorge Alves Maciel e Jorge Hagge)
* Sítio do Campo (esquina da Avenida do Trabalhador com Rua Saturnino de Brito, loteamento Guaramar)
* Nova Mirim (Rua Martiniano José das Neves, 1410)
* Mirim (Avenida Presidente Kennedy, ao lado do nº 8462, entre as Ruas 26 de Janeiro e Aldo Coli)
* Real (Rua Lilás, 429)
* Maracanã (esquina da Avenida Dr. Roberto de Almeida Vinhas com Rua Dorivaldo Francisco Loria)
* Caiçara (Avenida Presidente Kennedy, ao lado do número 13.684, esquina com Rua Maximina Ildefonso Ventura)
* Boqueirão (Rua Guanabara com Praça 19 de janeiro)
* Solemar (Avenida Presidente Kennedy, na altura do número 21.074, esquina com a Rua Cassimiro de Abreu)
* Ribeirópolis (esquina das Avenidas Diamantino Cruz Ferreira Mourão e Agostinho Ferreira)
* Ocian (Rua Gilberto Amado, 276)
* Canto do Forte (esquina da Rua Xixová com Av. Ecológica Yolanda Giufrida)
* Anhanguera (Rua Clovis Batista dos Santos - antiga Rua Particular, na altura da Rua José Barbosa de Andrade)
* Vila Sônia (Rua Arnaldo Augusto Batista, dentro da Feira Confinada)
* Melvi (Rua Leopoldo Augusto Miguez, entre às Ruas João Caetano e Marcelino de Oliveira - ao lado da Usafa Melvi).

Praia Grande Cidade 26/06/2022 às 05h00 Brasil

Veja Também

Comentários

Adicionar Comentário
sentiment_dissatisfied

Opsss... Ainda Não Temos Comentários Para Exibir!

Deixe Seu Comentário

Faça Sua Avaliação!