
Brasil pretende dobrar vazão de gás da formação do pré-sal
Publicado em 24/05/2019 às 16h37
A rota 4 ligaria o sul da Bacia de Santos a Praia Grande (SP), enquanto o quinto e sexto gasodutos ligariam os ativos da Bacia de Campos ao Porto ...
Novas rotas para entregar o gás natural produzido no pré-sal podem demandar US $ 2 bilhões em investimentos, segundo a Empresa de Pesquisa Energética (EPE). O estudo do duto teria a capacidade de transportar entre 10 MMcmd e 15 MMcmd, mais do que dobrando o volume da infraestrutura existente.
Atualmente, apenas dois grandes dutos conectam o pré-sal à costa brasileira: a Rota 1 e a Rota 2, com capacidade entre 10 MMcmd e 16 MMcmd, respectivamente. A primeira liga os campos de Lula e Sapinhoá ao gasoduto entre o campo de Mexilhão e a Unidade de Processamento de Gás de Caraguatatuba (SP), enquanto a segunda liga a região de Santos ao Terminal de Tratamento de Gás Cabiúnas, em Macaé (RJ), segundo a EPE.
Além disso, está sendo finalizada a Rota 3, que entregará 18 MMcmd do cluster da Bacia de Santos ao Comperj, em Itaboraí (RJ). O trecho ultra-rasa do gasoduto está sendo instalado pela McDermott, contratada pela Petrobras.
A rota 4 ligaria o sul da Bacia de Santos a Praia Grande (SP), enquanto o quinto e sexto gasodutos ligariam os ativos da Bacia de Campos ao Porto do Açu (RJ) e Porto Central (ES), respectivamente.
Na terça-feira, 21 de maio de 2019, a diretora de Gás Natural da MME, Symone Araújo, lembrou durante apresentação na CWC World Gas Series no Rio de Janeiro que o pré-sal é responsável por 51% do gás produzido e esse volume adicional precisa ser feito viável.
O diretor acrescentou que o regime de áreas de abastecimento permanente promovido pela ANP proporciona um cenário de continuidade ao desenvolvimento dos campos, garantindo maior dinâmica ao setor.
FONTE O Petróleo - por Yuri Andersom
Praia Grande Cidade 26/06/2022 às 05h15 BrasilVeja Também

Cidade
PG ganha modernos restaurantes na orla da praia
Publicado em 02/02/2021 às 12h34

Cidade
Câmara de Praia Grande aprova proibição do uso de cerol em linhas de pipa
Publicado em 06/12/2019 às 09h41

Cidade
Praia Grande investe quase R$ 12 milhões em canal subterrâneo no bairro Tupi
Publicado em 05/12/2019 às 10h17
Comentários
Adicionar ComentárioOpsss... Ainda Não Temos Comentários Para Exibir!